Expedição Científica à Serra da Estrela


Percurso pedestre "Expedição Científica à Serra da Estrela"


31 agosto 2013 - 09:30


Serra da Estrela


Percurso pedestre "Expedição Científica à Serra da Estrela"

Para evocar a realização da expedição científica à serra da Estrela, o CISE / Município de Seia propõe um percurso pedestre a realizar na área do Planalto Superior. A actividade decorre a 31 de Agosto.


Expedição Científica, 1881



A serra da Estrela era, até finais do século XIX, uma região pouco conhecida, inclusivamente para a classe científica nacional. Com o intuito de colmatar esta lacuna, a Sociedade de Geografia de Lisboa, fundada em 1876, com objectivo de explorar os territórios africanos de possessão portuguesa, deu início, em 1880, sob o impulso do Dr. Sousa Martins, à organização de uma expedição científica à serra da Estrela com o propósito de incrementar o conhecimento sobre a mais alta montanha do território continental português.

A expedição científica veio a realizar-se no ano seguinte, em 1881, tendo-se focado em múltiplas secções do saber: a Agronomia e Silvicultura; a Antropologia; a Arqueologia; a Botânica; a Química; a Etnografia; a Geologia; a Hidrografia; a Medicina; a Meteorologia; a Fotografia; a Zoologia; e a Zootecnia. Nesta campanha participaram, entre outros, Martins Sarmento, Júlio Augusto Henriques, Sousa Martins e Fernando Mattoso dos Santos, alguns dos mais ilustres cientistas da época. Parte das observações realizadas foram transpostas, em 1883, para publicações sob a forma de relatórios, constituindo, ainda hoje, uma referência para a história do conhecimento científico em Portugal e um marco incontornável no estudo do património natural e cultural da serra da Estrela.

Ponto de encontro: 9h30, estacionamento das pistas de ski.

Itinerário circular: Rebordo covão Cimeiro – Salgadeira de Cima – Salgadeira de Baixo – Cabeceira do vale da Candeeira – início do percurso.

Preço da actividade: € 5 (inclui seguro e acompanhamento)


Refeições: A alimentação é da responsabilidade dos participantes. Dada a extensão do percurso e a inexistência de pontos de apoio as refeições decorrerão em regime de “pic-nic” volante.


Equipamento/vestuário: Os participantes deverão levar roupa e calçado adequado a actividades de campo, mediante as condições meteorológicas que se verificarem, e protecção para a radiação solar.

Sugestões de alojamento: Consultar o sítio electrónico do Município de Seia (www.cm-seia.pt).

Faça a sua inscrição on-line, ou através do e-mail cise@cise-seia.org.pt

Comentários