Feira de Vide




Feira de VIDE | 19 de agosto | 

Vide é, por excelência, a porta ocidental da serra da Estrela. É aqui que confluem os vales do Alvoco e de Loriga, aos quais se junta a ribeira de Piodão, e que mais a jusante se reúnem ao rio Alva. É também nesta aldeia, que se realiza uma das mais “castiças” feiras do Concelho de Seia, a feira de Vide.
O tempo não acabou com esta tradição e mensalmente, na terceira segunda-feira do mês, na margem esquerda do rio, esta feira, também conhecida por feira das caçoilas, continua a realizar-se.
Vir mercar nas ruas artificiais criadas entre as tendas, é uma experiência única para quem quiser viver e sentir um pouco do que resta dos velhos hábitos medievais, pelo que não pode nem deve deixar de o fazer.
Damos-lhe mais uma dica! Não saia da feira sem experimentar as tão típicas caçoilas. Numa das tendinhas improvisadas, escolha a carne e na fogueira, a Sr.ª  Libânia, uma das muitas simpáticas vendedoras, trata do resto. Não se esqueça de ir bem cedo para reservar a sua caçoila!
Enquanto espera pela caçoila, escolha uma das mesas disponíveis, que aqui são corridas e cobertas com toalhas de plástico bem coloridas, e usufrua do ambiente castiço que se vive nesta aldeia, a qual, é um verdadeiro mundo a explorar!

horário de funcionamento da feira : das 7 horas às 15 horas

 ( Informação de: Centro Dinamizador Aldeias de Montanha )

Comentários