Noite das Caçoilas - Sabugueiro - 2 de novembro 2013


Aproveite a "Noite das Caçoilas" e fique connosco na Casa das Fontinhas ou Mira Serra, pode disfrutar de passeios pedrestes, visita à aldeia, ao Forno Comunitário e ao Museu Etnográfico.


 
 
Outrora, no Sabugueiro, terra de pastores, por ocasião dos casamentos e de outras festas da aldeia, confecionava-se nas casas, o cabrito, a chanfana ou o borrego, que eram levados em caçoilas de barro ao forno comunitário para assar. Era um "prato" incontornável nos dias de festa - Natal, Páscoa ou nas festas de Nossa Senhora da Graça, padroeira da localidade, além das bodas matrimoniais.
Depois das fornadas do famoso pão do Sabugueiro, a libertar o leve sabor do centeio pelas ruas da aldeia, as pessoas aproveitavam o calor do forno para levarem as caçoilas com aromas predominantes a alho, louro e vinho. E não faltava também quem fizesse ali no típico forno a lenha, os saborosos biscoitos para a "festa", tão apreciados por miúdos e graúdos.
Depois do êxito do ano passado, este ano, no dia 2 de novembro a comunidade do Sabugueiro vai reviver estas tarefas ancestrais.
De manhã, as mulheres da aldeia vão cozer o pão e depois das duas da tarde vão começar a chegar as caçoilas de carne para assar. Depois das 18 horas as pessoas da aldeia e turistas, serão convidadas a provar os sabores das carnes e do pão, em ambiente de festa e animação popular, entre o Forno e o Largo do Cruzeiro.
Por isso, aceite o convite do Sabugueiro e do Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha e entregue-se aos prazeres da vida. Reserve alojamento no Sabugueiro e venha saborear novos aromas, nas tasquinhas improvisadas ou nos restaurantes da aldeia e reviver o passado.
A "Noite das Caçoilas" é uma proposta obrigatória. Uma tradição que pretende dar a conhecer a gastronomia e as tradições desta aldeia encantadora, mas também nos desafia a vivenciar uma experiência única em contato com a essência da aldeia. O sabugueiro espera por si!"

Texto retirado de: http://www.sabugueiro.pt/noticia.php?id=45

Comentários