Festa da Transumância e dos Pastores


                                      Festa da Transumância e dos Pastores  
"No início do Verão, por altura do São João, inicia-se a transumância, o pastor junta o gado das zonas baixas de Seia e encaminha-o para locais mais frescos e a maior altitude na alta Montanha. Esta forma de transumância continua a realizar-se todos os anos pelos pastores do nosso concelho.

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Seia em parceria com a ADIRAM e em articulação com os pastores que ainda mantêm esta prática, celebra a Festa da Transumância, com o objetivo preservar e dignificar este ofício, ainda tão enraizado na comunidade pastoril do nosso território

A Festa dos Pastores tem início a 22 de junho, com a romaria das ovelhas à Festa de S. João, na aldeia da Folgosa da Madalena, onde a partir das 19h os pastores acompanhados dos rebanhos, vindos das várias aldeias, cumprem a tradição, desfilando, à vez, em volta da capela de São João Batista. Os pastores vêm à romaria pedir ao padroeiro um bom ano de pasto e proteção para o gado, para depois os rebanhos subirem à serra. Para o efeito, as ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos e são enfeitadas com “peras e cabeçadas”.

Depois da romaria e cumprindo a tradição, no fim-de-semana seguinte, neste caso no dia 28 de junho, junta-se o gado em rebanhos e sobe-se para a montanha em busca de melhores pastos. Acompanhar os pastores na viagem à serra e descobrir uma das mais simbólicas atividades do pastoreio, a transumância, é a proposta para este sábado. O gado (aproximadamente 800 a 1000 cabeças), proveniente das terras chãs (Santa Comba, Folgosa, Maceira), concentrar-se-á no largo da câmara, às 07:30h, e atravessará a cidade em direção à Montanha, prosseguindo a sua viagem pelos seculares caminhos da transumância, em direção, àquela que é a aldeia dos pastores, o Sabugueiro"

ADIRAM - Aldeias de Montanha





Programa 
Dia 22 de Junho 
19:00h - Romaria das ovelhas à Festa de São João Batista na aldeia da Folgosa da Madalena

Dia 28 de junho - INSCRIÇÕES OBRIGATÓRIAS
07:30h - A saída dos rebanhos da cidade (largo da Câmara) 
10:00h - A merenda do Alforge (Póvoa Velha) 
13:00h - Almoço: A Montanha , os Pastores e os Chefs ( Srª do Espinheiro) 
14:30h - À conversa com Urban Sketchers "Desenhos em caminhada" 
16:00h - Continuação da subida dos rebanhos 

18:30h - Chegada dos rebanhos ao Sabugueiro e animação na aldeia

Fique connosco na Casa Mira Serra (Sabugueiro) e acompanhe o rebanho de Seia ao Sabugueiro!

Contacte-nos:
casadasfontinhas@gmail.com ou tel. 238312116

Comentários